in

Museu do Titanic em Belfast – conheça o lugar onde o navio foi construído

Uma das principais atrações de Belfast na Irlanda do Norte é o Museu do Titanic (Titanic Museum). Inaugurado em 2012, é um dos museus mais incríveis do mundo. Interativo, com recursos tecnológicos e visuais que impressionam, é uma oportunidade de aprender mais sobre a história da Irlanda e o contexto no qual o navio foi construído. E também uma chance de pisar com os próprios pés no porto de onde ele partiu. Confira essa atração imperdível e veja como é o Museu do Titanic em Belfast: conheça o lugar onde o navio foi construído. 

O Museu do Titanic fica no local exato onde o navio foi construído em 1911. É um museu enorme de quatro andares, moderno e cheio de tecnologia. É interativo e comovente. Sua fachada tem a forma de um casco de navio, uma obra impressionante que de longe já chama a atenção.

Museu do Titanic em Belfast

Titanic Museum

Dentro do museu, a visita começa mostrando como era Belfast na época em que o Titanic foi construído, no início do século passado.

O museu explica todo o contexto da época, a crise pela qual várias cidades do Reino Unido estavam passando e explica porque a construção de navios foi uma indústria que fez Belfast florescer.

Museu do Titanic

Naquela época, Belfast era uma das maiores construtoras de navios dos mundo. Dessa forma, parecia natural que o próximo passo na construção de navios fosse a criação do maior, mais seguro e mais luxuoso transatlântico do mundo.

Réplica da cabine da Primeira Classe

O museu explora passo-a-passo a construção do Titanic, desde o estaleiro até o mobiliário cheio de detalhes. A decoração luxuosa nas cabines de Primeira Classe, no restaurante, no grande salão (igualzinho o que vemos no filme “Titanic” com Leonardo di Caprio) era de um nível tal que nem mesmo os melhores hotéis da época tinham. Várias relíquias do navio podem ser vistas no museu, assim como os destroços encontrados no fundo do mar.

Louça usada no Titanic

A viagem dentro do museu nos leva numa pequena cabine elétrica para dentro do canteiro de obras, onde operários colocavam à mão cada arrebite, cada placa.

Cabine que leva os visitantes para dentro do canteiro de obras

O museu nos leva também por cada andar do gigantesco navio, pelos decks, pela casa de máquinas e pela famosa escadaria (Grand Stairase) que ficou imortalizada no filme de James Cameron.

Depois de pronto, o navio foi lançado ao mar em 1911, um ano antes da sua viagem inaugural. Há uma sala no museu que mostra como foi esse lançamento que atraiu praticamente a cidade inteira.

O Titanic era o maior acontecimento daquela época, algo que foi feito para revolucionar e levar a um outro patamar as viagens transatlânticas, inclusive ajudando a aumentar o fluxo de imigração para os EUA.

Registros do lançamento do Titanic ao mar

Dentro do museu, podemos sentir o frisson do dia em que o Titanic partiu de Southampton, na Inglaterra, rumo à Nova York. A viagem inaugural ocorreu em 10 de abril de 1912.

 

Esse sentimento se transforma em tensão quando entramos na sala onde estão expostas as mensagens reais trocadas entre a tripulação do Titanic e de outros navios que viajavam mais a frente. Como todos sabem, quatro dia depois de partir, a tripulação recebeu avisos de que haviam muitos icebergs no caminho, mas não deu muita atenção. Pouco antes da meia-noite, no dia 14, o Titanic bateu num iceberg e afundou em poucas horas na marugada do dia 15 de abril.

Leia também:

+ Giant´s Causeway na Irlanda do Norte e os cenários de Game of Thrones

+ Reserve o The Flint em Belfast pelo Booking.com

+ Roteiro de 2 dias em Liverpool na Inglaterra

.

Mensagens de SOS enviadas pela tripulação do Titanic

Os navios que chegaram algumas horas depois para socorrer as vítimas salvaram algumas centenas de pessoas, mas, infelizmente, cerca de 1500 perderam a vida.

 

É realmente impressionante ver de perto a história do Titanic. Ao final da visita, saímos diretamente no local onde o Titanic ficou antes de ser lançado ao mar. No chão, existem marcações de cada área do navio, como as chaminés. Bancos foram colocados no mesmo local onde ficava o deck com bancos para os passageiros.

Local onde o Titanic foi construído

Ficamos mais de duas horas no museu conhecendo os detalhes desse navio que mexe com a maginação de todos. A entrada no museu custa 19 libras e dá direito a visitar mais uma atração que é um outro navio ligado ao Titanic, o SS Nomadic. Quem compra o ingresso para o Museu do Titanic tem direito a visitar esse outro navio histórico também, que fica em frente ao museu. Ambos estão localizados no Titanic Quarter.

Tanto o Museu do Titanic quanto a visita a esse navio devem ser incluídas na sua programação de passeios. Veja abaixo como é o SS Nomadic e confira também nosso roteiro de 2 dias em Belfast na Irlanda do Norte.

SS Nomadic

O SS Nomadic é um navio histórico que foi construído para ser um navio de serviço do Titanic. Em menor escala, é quase uma réplica do Titanic, construído pela mesma empresa, a White Star.

Navio SS Nomadic

No seu interior, onde podemos entrar para visitação, o mesmo material e estilo usado no Titanic. A função do SS Nomadic, que foi construído em apenas 5 meses, era buscar passageiros que iriam embarcar no Titanic e que estavam em outros portos. Ele trouxe diversos passageiros de Cherbourg, na França, até Southampton.

Visita ao interior do navio SS Nomadic

Depois disso, o navio ainda cumpriu diversas funções, tendo sido utilizado na Segunda Guerra Mundial, levado figuras ilustres à bordo, como a Rainha Elizabeth II, e até mesmo ter sido usado como atração turística no rio Sena, em Paris. Depois de muitos anos, ele retornou para Belfast onde atualmente está em exposição. Vale a pena entrar no navio e ter uma pequena ideia de como eram as viagens naquela época.

Essas duas atrações, o Museu do Titanic e o SS Nomadic, são um programão que já fazem valer a viagem à Belfast. E o melhor é que tem muito mais para conhecer na cidade. Confira todas as nossas dicas do que fazer na Irlanda do Norte. Não esqueça também de fazer o seguro viagem para sair de férias tranquilo e fique conectado durante sua viagem com o chip 4G ilimitado.

No navio podemos vestir as roupas da época

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Dia das Mães no Grand Hyatt Rio e SP: gastronomia e tratamentos no SPA

4 restaurantes na Barra da Tijuca para curtir após a praia