in

Onde comer fondue no Rio: 5 restaurantes tradicionais

Com as temperaturas bem mais baixas do que o normal no Rio de Janeiro, o carioca aproveita para logo descolar um bom restaurante para apreciar um bom fondue. O Le Touriste foi convidado a provar as novidades do Rosita Café, na Barra da Tijuca, e destaca o fondue de queijo Serra da Canastra e o fondue de Dulce de Leche com churros.  Como o Rosita sempre prepara menus especiais  para apresentar em seus festivais, para essa estação eles também capricharam. Aproveitamos, então, o início do inverno para reunir aqui mais algumas boas sugestões de Onde comer fondue no Rio:

Matéria atualizada out/2017

 

1) Festival de Fondue do Rosita Café

O Le Touriste destaca dentre as opções o delicioso Fondue de queijo Serra da Canastra, que vem acompanhado de batata rostie. Um queijo muito cremoso e saboroso, dentro da panela ainda se vê alguns pedaços do queijo derretendo. O interessante é que esse queijo super especial de Minas Gerais, até bem pouco tempo era proibido sair de seu Estado de origem. Um lei do início do século passado que não permitia levar produtos pasteurizados para outros Estados. Para nossa sorte, essa lei caiu e o Rosita agora tem seu próprio fornecedor, que fica numa chácara em Minas. O produtor deixa o queijo maturando durante pelo menos uma semana (alguns processos de maturação desse queijo podem chegar a 40 dias) antes de enviar ao Rio. Quando ele chega à nossa mesa, não precisa de mais nada além das baquetes artesanais produzidas ali mesmo cortadas em pedacinhos e um bom vinho tinto. Recomendo o Malbec argentino Trapiche.

Para o fondue doce, uma novidade arrebatadora, muito difícil de se resistir. Fondue de Dulce de Leche argentino com churros crocantes! É muito bom! O doce de leite argentino, cuja qualidade já é muito conhecida, é menos doce do que o mineiro, por exemplo. Isso faz com que o fondue não fique enjoativo. O Chef Pedro Castro Neves ainda acrescenta frutas e pedaços de queijo para completar a sobremesa, ótimo para poder alternar entre a massa do churros, a leveza da fruta ou o sabor mais encorpado do queijo mergulhado no doce de leite. Escolha acertadíssima para esse Festival que nós adoramos saborear e indicamos para todos os cariocas que adoram curtir um friozinho de vez em quando!

O Festival de Fondue vai até setembro e esses fondues custam a partir de 140 reais, o de queijo, e de 50 reais o de doce de leite. Quem preferir os sabores tradicionais, o Rosita Café serve também os sabores de queijo, carne e chocolate, ou o Combo, onde o cliente escolhe um fondue salgado e um doce.

End: Av. das Américas 500, bloco 21, lojas 126 e 127 – Shopping  Downtown – Barra da Tijuca

2) Casa da Suíça

Tradicional casa especializada em fondues, localizada no bairro da Gloria. A Casa da Suíça é muito conhecida dos cariocas, um restaurante onde as pessoas gostam de ir para comemorações especiais. Sob o comando do austríaco Volkmar Wendlinger desde 1977, oferece, além de especialidades da culinária suíça, opções da gastronomia internacional, e claro, sopas, cremes e fondues.

End: Rua Candido Mendes 157 – Gloria

3) D.O.C. Ristorante Grand Cru

Um restaurante de alta gastronomia especializado na cozinha italiana e vinhos, combinação mais que perfeita para o inverno. E a cada ano, o D.O.C. procura introduzir no cardápio um sabor de fondue diferente. Experimente o de Nutella com morango!

End: Avenida das Américas 7.841 – bloco 1, loja 103  – Barra da Tijuca

4) Filé do Lira

O tradicional restaurante do Leblon especializado em carnes é também uma ótima opção para um fondue à noite. Com um clima familiar, o Filé do Lira tem frequentadores fiéis, quase uma extensão da casa dos moradores do bairro. Nessas noites de frio, o fondue de carne ou de queijo são as apostas da casa.

End: Avenida Ataulfo de Paiva 658, Loja B – Leblon

5) Restaurante da Pousada Paraíso

É comum nessa época do ano as pessoas subirem a Serra do Rio atrás de um bom fondue. Dessa vez, indicamos o restaurante da Pousada Paraíso. Cozinha excelente onde tudo é preparado com muito carinho e procurando se adequar ao máximo a preferência de cada cliente. O melhor é passar um fim de semana hospedado lá e à noite, num clima mais que perfeito com baixa temperatura e uma lareira aconchegante, saborear o fondue da casa. São três os sabores a escolher: carne, queijo e chocolate. Tudo acompanhado de pastinhas, torradinhas e batata rostie.

End: Estrada do Taquaril, 3515 – Pedro do Rio – Petrópolis

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Onde ficar em Chichén Itzá

25 fotos de Paris que vao fazer voce suspirar