in

Roteiro de 20 dias pela Turquia, Israel e Jordânia

Roteiro de 20 dias pela Turquia, Israel e Jordânia

Nossa viagem com roteiro de 20 dias pela Turquia, Israel e Jordânia foi super otimizada para não perder tempo até mesmo na hora de fazer traslado de uma cidade a outra, ou de país a outro. Como essa rota costuma ser comum entre os viajantes, vamos detalhar aqui nosso itinerário para quem quer visitar esses três países mas não sabe bem como organizar o roteiro.

Voando pela Turkish Airlines, que tem um ótimo hub em Istambul na Turquia (agora em um novo aeroporto em funcionamento desde abril de 2019), aproveitamos uma das melhores rotas disponíveis: Istambul-Tel Aviv.

A saída a partir do Brasil foi assim:

ida: Rio (GIG)- SP (GRU) – Istambul – Tel Aviv

retorno: Tel Aviv – Istambul – SP (GRU) – Rio (GIG)

Na Turquia, aproveitamos para conhecer também a Capadócia. Nesse caso, pegamos um voo doméstico também com a Turkish Airlines direto para Capadócia. Na volta, tivemos que retornar a Istambul antes de pegar o voo para Tel Aviv para fazer a parte do roteiro passado no Oriente Médio.

Viaje tranquilo com Seguro Viagem. Adquira aqui

Já de Israel para Petra na Jordânia, o trecho é feito via terrestre. Tome nota de todos os detalhes abaixo do nosso itinerário por esses três países caso esteja planejando essa viagem incluindo no roteiro lugares fascinamentes como Eliat, onde é possível mergulhar com golfinhos. Ou ainda, Capadócia, Patrimônio Mundial da UNESCO.

Petra na Jordânia

Roteiro de 20 dias pela Turquia, Israel e Jordânia

Dia 1: RJ-SP-Istambul voando Turkish Airlines partida às 04h15 da madrugada, chegada à noite às 22h30

Hospedagem: Miss Istambul Hotel & Spa

Dia 2: Istambul

Dia 3: Istambul

Dia 4: Istambul

Dia 5: ida Istambul-Capadocia às 7h15. Chegamos cedo na Capadócia às 8h45 da manhã no aeroporto de Nevsehir, retiramos o carro alugado na Rentcars e já começamos a passear antes mesmo de fazer check in no hotel.

Dia 6: Capadócia

Dia 7: Capadócia

Dia 8: Capadócia – ao agendar o passeio de balão, tenha margem de dias sobrando no roteiro, pois o voo pode ser reagendado para outra data dependendo das condições climáticas. E nunca é demais repetir, é preciso fazer o seguro viagem que é obrigatório em muitos países e uma segurança para o turista. Para quem pretende fazer atividades mais aventureiras, como voar de balão, é recomendável fazer um seguro com cobertura para atividades esportivas.

Hospedagem: Museum Hotel by Relais & Châteaux

Museum Hotel na Capadócia

Dia 9: retorno Capadócia-Istambul de manhã cedo. Partida em voo Turkish Airlines às 8h55, chegada em Istambul às 10h10 no aeroporto Sabiha Gokçen. Aproveitamos esse dia inteiro em Istambul para passear pelas áreas de Taksim e Eminunu, já que nosso voo para Israel só sairia à noite. Essas duas regiões reúnem as principais atrações de Istambul.

À noite voo Istambul-Tel Aviv pela Turkish Airlines, partida às 21h05, chegada em Tel Aviv 22h10. Mesmo quem optar por visitar primeiro Jerusalém, tem que chegar pelo aeroporto de Tel Aviv pois essa é a porta de entrada do país. Chegada tranquila, passando pela segurança e imigração em poucos minutos. Há uma estação de trem dentro do aeroporto Ben Gurion em Tel Aviv de onde é possível ir para várias cidades. No nosso roteiro, a primeira parada em Israel seria em Eliat, banhada pelo Mar Vermelho.

O ônibus que leva até Eliat sai às 4h da madrugada. Horário ingrato, mas ao menos dá para dormir no ônibus, chegar cedinho em Eliat e já ir para a praia. São 4h de viagem de ônibus.

Dia 10: Eliat

Dia 11: ida Eliat-Petra às 9h via terrestre

É preciso contratar antes o ônibus que leva os grupos de Israel para a Jordânia. Nós compramos pela internet no Brasil mesmo. Um fato contra o qual não há muito o que se possa fazer é que a agência que organiza os grupos é um pouco desorganizada, bem como a maioria dos israelenses. Eles mesmo admitem isso e não ficam nem um pouco constrangidos em dizer que eles não são pontuais. Então, o ônibus sairia As 7h30 mas atrasou. De forma que só chegamos na fronteira (a cerca de 1h de Eliat) por volta das 9h. Mas até o guia organizar todos os grupos, verificar carimbos, documentos etc, só pegamos o outro ônibus (já no lado da fronteira da Jordânia) às 11h.

A questão do visto de entrada na Jordânia não é complicada, mas é providenciada lá mesmo na fronteira. Os guias dão assistência na hora de passar pelo guichê. No post sobre a ida à Petra expliquei como funciona o visto.

Israel e Jordânia não têm a melhor das relações, então naturalmente há um controle rígido ao passar pela fronteira, tanto ao deixar um país, quanto ao entrar no outro.

Dia 12: Petra

Dia 13: Petra com Petra by night

Hospedagem: Mövenpick Resort Petra

Dia 14: ida Petra-Jerusalém à tarde

A passagem de ônibus de volta a Israel também compramos no Brasil, porém, mais uma vez, atrasaram o horário. Nós íamos sair de Petra às 15h. Na realidade, só saímos entre 17h30, 18h. Valeu para ver o pôr do sol em Petra uma última vez. Ao chegar na fronteira Jordânia-Israel passamos por todo o processo de visto e segurança novamente (importante ter dinheiro vivo na moeda jordaniana). Finalmente, por volta 19h estávamos na região de Acaba, já fronteira da Jordânia com Israel. De lá nosso ônibus foi direto para Jerusalém. São cerca de 4h de viagem. Chegamos no nosso hotel um pouco depois de 23h.

Dia 15: Jerusalém

Dia 16: Jerusalém com Passeio bate e volta à Belém e Jericó

Dia 17: Jerusalém

Dia 18: Jerusalém – durante a estadia em Jerusalém, você pode passear por toda cidade antiga e no último dia pode fazer bate e volta a lugares como a fascinante Masada e o Mar Morto.

À noite ida Tel Aviv – aproveitamos mais um fim de dia para fazer traslado após passear o dia inteiro. Assim, chegamos em Tel Aviv por volta das 20h/21h, tivemos um ótimo jantar e descansamos para aproveitar o dia seguinte.

Dia 18: Tel Aviv – nessa cidade alegre banhada pelo Mar Mediterrâneo dois dias de passeio em Tel Aviv são suficientes

Dia 19: Tel Aviv

Hospedagem: The Setai Tel Aviv

Dia 20: retorno Tel Aviv – Istambul – SP (GRU) – RJ (GIG)

*Os posts de todos os passeios que fizemos nesses três países estão nos links acima

Para ver nosso roteiro na Turquia clique aqui
Para ver nosso roteiro em Israel clique aqui
Para ver nosso roteiro em Petra clique aqui

?Além de todas dicas citadas acima, não esqueça a importância do seguro viagem, compare e contrate no link abaixo?

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

2 Comments

voo direto da Gol para Jericoacoara, no Ceará

Como é voar pela Tap