Brasil, Santa Catarina

Aparados da Serra, no Sul: trilha do Canyon Malacara

O primeiro passeio que fizemos quando fomos recentemente para Aparados da Serra, no Sul do Brasil, foi ao Canyon Malacara. Essa atividade é considerada de esforço moderado, mas exige certa destreza, já que a maior parte da trilha é feita caminhando pelo próprio Rio Malacara, e a água bate na canela. É importante ir com um guia e estar bem preparado.

Nova Imagem
Trilha do Canyon Malacara

A trilha pelo Canyon Malacara dura cerca de 5 horas a 6 horas. A atração desse tour é a paisagem dos paredões do cânion vistos de seu interior, já que estamos dentro da Serra Geral. Tem também uma cachoeira que é onde todo mundo fica ansioso por encontrar e se refrescar. O percurso é todo cheio de pedras, e é por elas mesmas que os turistas devem passar. Essa quantidade de pedras se dá porque há milhares de anos o rio que desce da parte superior do planalto vai transportando fragmentos de rochas do interior do Canyon Malacara e depositando ao longo de seu curso e margens. E como por entre pedras grandes e pequenas e a água do rio pode sempre ocorrer de surgir alguma cobra, todos que fazem o passeio recebem caneleiras de couro ou borracha para proteção. A água do rio pode chegar até a altura dos joelhos em alguns trechos.

Nova Imagem1
Piscina natural do Rio Malacara
Ao chegar na cachoeira que forma a bela piscina natural, como a água é límpida, o convite ao mergulho é inevitável. Claro que se for num dia nublado ou chuvoso como pegamos, que fez com que a temperatura caísse um pouco na região, tomar banho de cachoeira não foi nossa opção. Mas é legal saber que mesmo com tempo nublado e chuviscando, é possível fazer esse passeio com segurança. E isso não interfere na paisagem.
IMG-20151220-WA0009 AA
Pedras no caminho: O leito do rio é todo cheio de rochas
De resto é uma que caminhada que segue em ritmo tranquilo, admirando os paredões dos cânions imponentes e muito altos. Fizemos esse passeio ao Canyon Malacara com a agência da Pousada Morada dos Canyons, leia aqui matéria sobre ela. A praticidade da agência dentro da própria pousada, que fica localizada dentro da Serra do Faxinal, já ajuda e estimula a fazer os passeios por Aparados da Serra.
.

Um comentário em “Aparados da Serra, no Sul: trilha do Canyon Malacara”

Deixe uma resposta