Brasil, Goiás

Chapada dos Veadeiros: Vale da Lua e Cachoeira São Bento

Um passeio que dá para fazer em uma manhã e otimizar o roteiro na Chapada dos Veadeiros é conjugar a visita à Cachoeira de São Bento e ao Vale da Lua. Na Fazenda São Bento existem várias cachoeiras, mas como às vezes fazer mais de duas no mesmo dia fica puxado, a sugestão é programar a Cachoeira de São Bento e o Vale num mesmo dia, deixando as demais para outros dias.

IMG_20160824_111936235
Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros (GO)

Cachoeira São Bento

A Fazenda São Bento reúne três cachoeiras, a São Bento, a Almécegas I e Aléacegas II. Paga-se 10 reais para ir à Cachoeira São Bento, e 30 reais para ir nas 3, que inclui Almécegas I e II (3km de carro até estacionamento da Almácegas, depois 1,5km à pé até as cachoeiras.)

IMG_20160824_093424396

A grande atração da Cachoeira São Bento é a enorme piscina que ela forma, um poção onde é possível nadar livremente. A piscina é tão grande que até uma etapa do Campeonato Mundial de Pólo Aquático já foi realizada aqui. A Fazenda conta com um ótimo restaurante, então quem quiser pode esticar e ficar até a hora do almoço.

IMG_20160824_093353758

colagem1

Ou então, seguir um pouco adiante e bem próximo da fazenda está a entrada para o Vale da Lua. Essa é uma das atrações mais famosas da Chapada dos Veadeiros. O acesso é muito fácil e o valor para entrar custa 10 reais.

IMG_20160824_105411190
Na entrada do Vale da Lua há uma explicação sobre sua curiosa formação geológica

A trilha que leva até ela é bem marcada e quase toda acimentada, com poucas inclinações. Basta caminhar 600 metros e ficamos diante de uma das formações mais intrigantes da natureza. Com formatos de rochas retorcidos, crateras, focos e buracos em sua extensão. É um cenário novo para os olhos. Realmente lembra o aspecto lunar e suas crateras. Imperdível!

IMG_20160824_111936235

IMG_20160824_112129325

O Vale da Lua também tem uma parte que forma uma piscina onde recomenda-se o banho. É importante seguir as recomendações e não pular em locais não indicados.

colagem

Dessa forma, dá para fazer esses dois passeios num dia ou até mesmo numa manhã. Podendo aproveitar a tarde para outra cachoeira e finalizar com o pôr do sol no Mirante da Estrela!

IMG_20160824_174850617
Pôr do sol no Mirante da Estrela, Chapada dos Veadeiros

Atenção: Quem estiver indo para a Chapada dos Veadeiros, vá preparado e não espere muita estrutura nas cidades de São Jorge e Cavalcante. A mais bem estruturada é Alto Paraíso. As demais praticamente não têm sinal de internet nem de telefone. Chuveiro à gás é raro, e as cidades sofrem com constantes quedas de energia, nos deixando sem luz e sem água quente. Para uma região do Brasil que recebe tantos turistas, cujo número vem crescendo cada vez mais, a falta de estrutura para os visitantes e para os próprios moradores é uma grande falha. Portanto, planeje muito bem a viagem e não esqueça de levar tudo o que possa vir a precisar, inclusive medicamentos. Farmácia em São Jorge, por exemplo, só existe uma, e quando precisamos  dela estava fechada. O único posto de atendimento médico, o qual um dos membros do nosso grupo precisou usar por causa de um corte no pé, estava fechado. Repelente, um bom tênis, calça para proteger da mata durante as trilhas, chapéu e protetor solar são itens de primeira necessidade.

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago EasySim4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars


2 comentários em “Chapada dos Veadeiros: Vale da Lua e Cachoeira São Bento”

  1. Parece realmente incrível! Ontem mesmo estava procurando um lugar para dar uma viajada, e descobri um lugar também repleto de abundancias naturais, chama-se Faxinal, é aqui no Paraná, li que há cerca de 68 cachoeiras catalogadas por lá. Tenho certeza que você gostaria muito de conhecer !
    Grande abraço!
    Se Nada der Certo

Deixe uma resposta