Dicas da Barra, rio de janeiro

Como chegar na Praia do Secreto e como ajudar sua preservação

Muitas pessoas ficam encantadas vendo fotos da Praia do Secreto, e se perguntam como um lugar desse existe no Rio de Janeiro e até pouco tempo quase ninguém conhecia. Um dos motivos é que seu acesso não é muito fácil, o local fica mesmo um pouco escondidinho. Mais um cantinho do Rio de beleza singular que precisa ser preservado. Veja Como chegar na Praia do Secreto:

Nova Imagem
Praia do Secreto, Rio de Janeiro

O acesso à Praia do Secreto só pode ser feito através de trilhas. Principalmente se a maré estiver alta. Primeiro de tudo, para chegar até lá é preciso ir até o Recreio dos Bandeirantes, bairro da Zona Oeste do Rio, mais precisamente até a altura da Prainha (confira as instruções para chegar à Prainha). Se estiverem de carro, não estacionem em qualquer lugar. Existem alguns estacionamentos na praia, e também no Mirante do Roncador. Estacionar em qualquer lugar sem autorização pode resultar em carro rebocado.

IMG_0789
Tranquilidade na Praia do Secreto, Zona Oeste do Rio
20140824_204806 AA
De manhã cedinho no Secreto

Dica: Chegue mais cedo e veja o nascer do sol.  A Praia da Macumba (que fica no caminho para o Secreto) fica totalmente vazia de manhã cedinho. É a chance de ver o sol despontando atrás da Pedra do Pontal e testemunhar um dos espetáculos mais belos da natureza num lugar fantástico! Confira no Weather Chanel o horário do nascer do sol, que varia de acordo com a época do ano.

IMG_0720
Nascer do sol visto da Praia da Macumba, no Recreio
20160227_055124
O sol começando a nascer no Recreio dos Bandeirantes
IMG_0728
Gaivotas no nascer do sol no Pontal
20160227_060519
O sol despontando atrás da Pedra do Pontal, Recreio dos Bandeirantes

A partir do Mirante do Roncador, siga pela estrada à esquerda, há um caminho estreito de terra, próprio para pedestres. Após esse caminho, já dá para avistar mais ou menos o início da grande pedra que leva até o Secreto. Porém, para chegar lá, é preciso escolher uma das trilhas pelo meio do mato. Fique atento pois há trilhas que levam até “o lado certo da pedra”, onde é possível descer. Outras trilhas, nesse mesmo matagal, vão levar para outro lado, onde é difícil descer e tem até placas com a seguinte sinalização: “Perigo! Risco de morte”.  Ao achar a trilha correta, bastam alguns minutos para chegar ao grande paredão de pedra e lá de cima já dá para ter uma visão panorâmica do Secreto. A partir daí, vai depender da destreza de cada um descer o costão da pedra que é bastante íngreme com aproximadamente 15 m que levam ao nível do mar.

20140824_201521
A piscina natural do Secreto, Rio de Janeiro, e o paredão íngreme para chegar até lá

Observe as condições do mar antes de descer. Com maré baixa e tempo bom, as pedras formam uma piscina natural com extensão de apenas 12 metros. É ali que dá para mergulhar, boiar, e mais uma vez se maravilhar com as belezas naturais do Rio de Janeiro.

20160227_084415
Piscina natural formada pelas pedras no Secreto
20160227_083457
A água na piscininha do Secreto tem uma boa temperatura, menos fria do que nas demais praias do Rio
Nova Imagem1
A parte mais funda da piscina do Secreto

Como ajudar a preservar a Praia do Secreto

Mais importante do que descer até o mar (lembrando que a subida é pelo mesmo costão, e também exige atenção), é ter consciência de que esse é um lugar muito especial no Rio. A beleza natural do Secreto só pode se perpetuar se os próprios frequentadores ajudarem a manter o local. Para isso, não esqueçam de levar na sua mochila saquinhos de lixo, caso você consuma algum alimento, para poder trazer de volta com vocês na hora de ir embora. E mesmo enquanto estiverem lá em cima, cuidado para não deixarem nenhum papel, plástico, lata de cerveja ou de refrigerante, voarem e caírem no mar. Se estiver ventando, e se as pessoas se distraírem, o vento pode carregar qualquer tipo de dejeto para água.

Nova Imagem1

O mesmo vale para quando estiver dentro d´água. Muito cuidado para não poluir! E mais, o espaço é pequeno, não há faixa de areia, portanto, o ideal é ir, apreciar a vista, dar um mergulho e renovar as energias e não demorar muito tempo no mar. Não é o tipo de praia para ir e ficar o dia inteiro, muito menos para levar barraca de sol e cadeira de praia. Portanto, vá, desfrute, mantenha limpo e não se demore muito, até porque outras pessoas vão querer ter a chance de dar um mergulho nesse paraíso também!

IMG_0807
Vamos ajudar a preservar o Secreto!

Nós tivemos sorte de ir bem cedo no sábado e não ter ninguém lá, então pudemos apreciar em paz a paisagem. No horário em que fomos embora, ainda cedo, as pessoas estavam começando a chegar. Se ao menos todos que forem no Secreto ajudarem a preservar o local, ainda teremos essa maravilha carioca por muito tempo para podermos curtir e contemplar.

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:
    Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

    Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easy Sim 4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

4 comentários em “Como chegar na Praia do Secreto e como ajudar sua preservação”

Deixe uma resposta