in

Praia do Secreto RJ: informações e fatos

prai

Praia do Secreto

 

Muitas pessoas veem fotos da Praia do Secreto e ficam encantadas, se perguntando como um lugar desse existe no Rio de Janeiro e até pouco tempo quase ninguém conhecia. Um dos motivos é que seu acesso não é muito fácil, e o local fica mesmo um pouco escondidinho. Mais um cantinho do Rio de beleza singular que precisa ser preservado. Vejam abaixo mais esse programa ao ar livre que entra para as nossas Dicas da Barra da Tijuca e Zona Oeste!

 

O acesso à Praia do Secreto só pode ser feito através de trilhas. Principalmente se a maré estiver alta. Primeiro de tudo, para chegar até lá é preciso ir até o Recreio dos Bandeirantes, bairro da Zona Oeste do Rio, mais precisamente até a altura da Prainha (cliquem aqui e vejam as instruções de como chegar à Prainha). Se estiverem de carro, não estacionem em qualquer lugar. Existem alguns estacionamentos na praia, e também no Mirante do Roncador. Estacionar em qualquer lugar sem autorização pode resultar em carro rebocado.

 

 

Vá mais cedo e chegue junto com o nascer do sol!  A Praia da Macumba (que fica no caminho para o Secreto) fica totalmente vazia de manhã cedinho. É a chance de ver o sol despontando atrás da Pedra do Pontal e testemunhar um dos espetáculos mais belos da natureza num lugar fantástico! Confira no Weather Chanel o horário do nascer do sol, que varia de acordo com a época do ano.

A partir do Mirante do Roncador, siga pela estrada à esquerda, há um caminho estreito de terra, próprio para pedestres. Após esse caminho, já dá para avistar mais ou menos o início da grande pedra que leva até o Secreto. Porém, para chegar lá, é preciso escolher uma das trilhas pelo meio do mato. Fique atento pois há trilhas que levam até “o lado certo da pedra”, onde é possível descer. Outras trilhas, nesse mesmo matagal, vão levar para outro lado, onde é difícil descer e tem até placas com a seguinte sinalização: “Perigo! Risco de morte”.  Ao achar a trilha correta, bastam alguns minutos para chegar ao grande paredão de pedra e lá de cima já dá para ter uma visão panorâmica do Secreto. A partir daí, vai depender da destreza de cada um descer o costão da pedra que é bastante íngreme com aproximadamente 15 m que levam ao nível do mar.

Observe as condições do mar antes de descer. Com maré baixa e tempo bom, as pedras formam uma piscina natural com extensão de apenas 12 metros. É ali que dá para mergulhar, boiar, e mais uma vez se maravilhar com as belezas naturais do Rio de Janeiro.

prai tropical

 Como ajudar a preservar a Praia do Secreto

 

Mais importante do que descer até o mar (lembrando que a subida é pelo mesmo costão, e também exige atenção), é ter consciência de que esse é um lugar muito especial no Rio. A beleza natural do Secreto só pode se perpetuar se os próprios frequentadores ajudarem a manter o local. Para isso, não esqueçam de levar na sua mochila saquinhos de lixo, caso você consuma algum alimento, para poder trazer de volta com vocês na hora de ir embora. E mesmo enquanto estiverem lá em cima, cuidado para não deixarem nenhum papel, plástico, lata de cerveja ou de refrigerante, voarem e caírem no mar. Se estiver ventando, e se as pessoas se distraírem, o vento pode carregar qualquer tipo de dejeto para água.

O mesmo vale para quando estiver dentro d´água. Muito cuidado para não poluir! E mais, o espaço é pequeno, não há faixa de areia, portanto, o ideal é ir, apreciar a vista, dar um mergulho e renovar as energias e não demorar muito tempo no mar. Não é o tipo de praia para ir e ficar o dia inteiro, muito menor para levar barraca de sol e cadeira de praia. Portanto, vá, desfrute, mantenha limpo e não se demore muito, até porque outras pessoas vão querer ter a chance de dar um mergulho também!

Nós tivemos sorte de ir bem cedo no sábado e não ter ninguém lá, então pudemos apreciar em paz a paisagem. No horário em que fomos embora, ainda cedo, as pessoas estavam começando a chegar. Se ao menos todos que forem no Secreto ajudarem a preservar o local, ainda teremos essa maravilha carioca por muito tempo para podermos curtir e contemplar.

 

 

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Saveiro Don Juan em Arraial do Cabo

Nannai Spa by L´Occitane, em Muro Alto