Dicas da Barra, rio de janeiro

Dica de passeio no Rio: Pantanal Carioca, na Barra da Tijuca

Nova dica de passeio no Rio! Um passeio diferente proposto pela agência Barra Water Shuttle: fazer um tour pelas lagoas da Barra da Tijuca para, entre outras coisas, observar jacarés. E não é que fomos surpreendidos, existe uma área de mangue no Rio de Janeiro conhecido como o Pantanal Carioca. Vejam como foi o passeio e não percam a chance de desvendar também ainda mais a Cidade Maravilhosa com essa dica de passeio no Rio de Janeiro.

SAM_8009
Ponto de partida do passeio, local ideal para praticar SUP

A Barra Water Shuttle é uma empresa de ecoturismo pioneira em passeio de trimarã (uma espécie de barca) pelos canais e lagoas da Barra da Tijuca. O barquinho tem capota, então ninguém fica exposto ao sol. Mas se o turista desejar, é possível abaixar a cobertura. Com anos de experiência em escola de mergulho no Havaí, Rômulo, o dono da agência, é profundo conhecedor da região e árduo defensor da preservação da biodiversidade local. Seu amor por esse cantinho do Rio fez com que fundasse a Barra Water Shuttle há 2 anos, e passasse a promover o tour classificado como excelente pelo TripAdvisor. O passeio tem 3 horários disponíveis – 11h, 14h e 17h  -, e dura cerca de 3 horas, sendo servido durante o trajeto snacks e bebidas leves. Bebidas alcóolicas são cobradas à parte. O ponto onde embarcamos fica no comecinho da Barra, numa pequena doca no Jardim Oceânico.

C360_2015-11-28-14-11-01-873

Numa linda manhã de sol no Rio, nós   realizamos o passeio à convite da agência junto com um grupo de blogueiros de viagem, o que tornou tudo ainda mais divertido e interessante. O Circuito Lacustre da Barra revela muitas surpresas no caminho e percorre o seguinte itinerário:

  • Roteiro circular de 26km navegando pelos canais e lagoas do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca, passando pela Lagoa de Marapendi e pela Lagoa da Tijuca. No percurso, vamos até o início da Reserva no Recreio dos Bandeirantes, e retornamos até o início da Barra onde é realizada a observação de jacarés.
SAM_8015
Circuito Lacustre da Barra

Na altura da Alvorada, a lagoa atinge seu ponto mais largo, e quando estamos dentro da balsa encantados pelo cenário grandioso, até esquecemos que estamos em pleno centro urbano.

colagem6
Lagoa de Marapendi, na Barra da Tijuca

Além das belíssimas paisagens, a surpresa fica por conta das diversas ilhotas que se formam já na altura do Recreio dos Bandeirantes, formando uma área de mangue. É grande a quantidade de caranguejos do tipo guaiamu, vários tipos de aves, como garças brancas, robalos e muitos jacarés de papo amarelo. Sim, jacarés! Não é à toa que o local é chamado de Pantanal Carioca. Nesse dia não vimos capivaras, mas existem muitas ali também.

colagem2
Grande biodiversidade no manguezal das lagoas da Barra da Tijuca
SAM_8151
Tô te vendo! Jacaré do papo amarelo, que tem esse nome porque na época de acasalamento seu papo fica com essa cor para atrair as fêmeas

20151227_095334

Quando o passeio vai chegando de volta ao início da Barra, somos mais uma vez surpreendidos. Ali a coloração da água da Lagoa da Tijuca ganha um tom verde claro incrível. É linda a paisagem com a grande e imponente Pedra da Gávea ao fundo! E não para por aí! Passamos também por uma série de casinhas, clubes de lazer, hostels e restaurantes à beira do canal que transformam o lugar numa verdadeira “Veneza carioca”!!! É super bucólico e a impressão é a de que estamos fora do Rio de Janeiro, onde o ritmo é mais tranquilo e o estilo de vida caiçara dá o tom do lugar.

colagem nova

colagem8
Um verde intenso predomina na cor das águas da Lagoa da Tijuca

Aliás, essa é outra atração do passeio. Quem quiser pode optar por fazer o tour mais o almoço no restaurante Cais Bar, que fica no canal. Deu pra ver que muitos turistas escolhem terminar o passeio ali para saborear um pescado ou uma boa moqueca.

colagem1
Vista do restaurante Cais Bar e os snacks servidos à bordo

Foi sensacional descobrir mais essa atração do Rio de Janeiro. E ter a oportunidade de conhecer o trabalho da Barra Water Shuttle, que une o ecoturismo com um trabalho super engajado de conscientização e preservação, foi ainda melhor. O Rio precisa cada vez mais de iniciativas que consigam divulgar nossas belezas e mostrar o quanto é importante preservá-las. Ainda mais ao vermos uma região de natureza tão linda assim que ainda sofre muito com o descuido, muitas vezes dos próprios moradores. É triste ver que em alguns pontos o lixo vai se acumulando nas margens das lagoas. Mais um motivo para fazer o passeio e testemunhar o que há de bom e o que precisa ser feito para melhorar a cidade e valorizar nosso turismo. Super recomendo para cariocas e visitantes!

Barra Water Shuttle
Valor do passeio para clientes de hotéis do Rio: R$120,00/adultos e 90/seniors, gratuito para crianças entre 6 e 11 anos

Valor do passeio para residentes do Rio de Janeiro: R$80,00/adultos e 60/seniors, gratuito para crianças entre 6 e 11 anos

20151128_121725
As ilhotas do manguezal da Barra

 

20151128_121847
Uma garça repousa tranquila nas águas da lagoa

.

 

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:
    Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

    Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago EasySim4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

 


5 comentários em “Dica de passeio no Rio: Pantanal Carioca, na Barra da Tijuca”

    1. Que bom que curtiu a dica! Faça sim, é divertido, super agradável e, com as paisagens do Rio, não tem como ser ruim. É um passeio incrível!

      Abraços!

Deixe uma resposta