Foi com enorme prazer que o Blog Le Touriste presenciou o evento mundial da gastronomia Goût de France no sensacional Hotel Le Relais La Borie, em Búzios. O restaurante do hotel, Chez Françoise, foi selecionado para participar do festival que é celebrado no mundo inteiro no dia 19 de março. Tradição essa que teve início em 1912 na França. O Chez Françoise foi o único restaurante do interior do Rio convidado a participar dessa data marcante. Vale destacar a seguir o restaurante e acompanhar a sua programação gastronômica para esse ano, já que ele é aberto ao público geral e não somente a hóspedes.
A gastronomia francesa é considerada Patrimônio Mundial Imaterial pela Unesco. Não é para menos. O mundo inteiro se rende a essa culinária única e irresistível. Por esse motivo, uma vez por ano mais de mil restaurantes espalhados pelos cinco continentes apresentam o mesmo menu, ou ao menos apresentam um cardápio com os pratos considerados essenciais na cozinha francesa, que são uma amuse bouche, entrada quente e fria, uma carne, um peixe, tábua de queijos e a sobremesa, como manda o ritual francês. Para conferir todos os detalhes sobre nossa hospedagem nesse maravilhoso hotel gourmet, acesse aqui a matéria completa.
O Chez Françoise, sob o comando do chef Paulo Cordeiro, cumpriu a regra e brilhou com seu menu irretocável durante os três dias em que ofereceu esse jantar especial. Devidamente reconhecido por sua excelência, que pode ser comprovada em diversos eventos gastronômicos no restaurante ao longo do ano, e sobretudo no Festival Les Pantagruels, onde chefs franceses estrelados do Guia Michelin se apresentam no Chez Françoise para levar o que há de melhor em haute cuisine à Búzios. Esse festival já é um marco da cidade, e esse ano promete brilhar novamente em outubro. Fiquem de olho para fazer as reservas na ocasião!
Durante o memorável jantar do Goût de France, provamos pratos perfeitos, autênticos franceses porém com um toque brasileiro na medida certa, assinados por Paulo Cordeiro. Ele apresentou o que há de melhor na cozinha franco-brasileira. Foi uma sequência genial formada por:
Amuse Bouche
Flan de foie gras e aspargos
Entradas
Velouté de pimentão vermelho
Camarão tropical com creme de avocat
Pratos principais
Peixe ao molho de champagne e camarão com alho poró confitado
Carré de cordeiro, galette de baroa e repolho confitado
Queijo
Queijo brie derretido e geléia de damasco
Sobremesa
Parfait de chocolate
Além do banquete primoroso, degustamos também vinhos franceses divinos como o espumante Veuve du Vernay, seguido do Pouilly-Fuissé, um branco frutado muito aromático e saboroso, depois o tinto Pech L´Estagnère IGP, absolutamente perfeito, com notas deliciosas de ameixa preta, e finalizando com o vinho para acompanhar a sobremesa, o Banyuls. Vale a pena conhecer a adega do restaurante e pedir orientação ao sommelier da casa. Tudo isso com presenças ilustres prestigiando a noite, como a própria Françoise Lindemann, dona do restaurante.
Precisa de ajuda para reservar seu hotel? Veja várias opções de hospedagem em Búzios e no Brasil no Booking.com
Sem exageros, foi um jantar que mostrou a qualidade extraordinária do Chez Françoise. Conforme declarou o grande mestre da culinária francesa, Alain Ducasse, esse evento mundial comprova que a gastronomia da França continua em alta, afinal, cerca de 1.300 chefs do mundo inteiro estavam ávidos em participar do Goût de France. É uma grande tradição culinária que se mantém através de amantes da gastronomia em diversos países, de diversas nacionalidades. Isso faz com que a culinária francesa se mantenha em sintonia com as tendências atuais. Para Ducasse, isso mostra que o evento não é apenas uma homenagem à culinária francesa, e sim, à culinária mundial!
Fotos: Monica Barros e divulgação
GIPHY App Key not set. Please check settings