in

Onde comer em São Paulo

O blog Le Touriste esteve em São Paulo no último fim de semana, e o convite para conhecer o premiado restaurante Attimo encheu de charme a passagem pela capital paulista. Com comida ítalo-caipira, gênero inventado pelo grande chef Jefferson Rueda, é uma delícia unir esses dois tipos de cozinha que traduzem muito bem a alma paulista.

Localizado numa rua muito arborizada e tranquila na Vila Nova Conceição, o Attimo, que significa “momento” em italiano, na realidade nos proporciona vários bons momentos. A casa onde está instalado é linda, de estilo moderno. As características de fazenda só são percebidas nos pequenos detalhes. E na música ambiente que toca sempre com uma viola ao fundo. E não é que combinou bem com a decoração?!

Antes de iniciar o almoço, uma atração à parte é oferecida: o trio de salgado com bife à cavalo, cone com recheio de camarão e ovas e coxinha de galinha d’angola acompanhada molho de catupiry e pimenta. Gostosuras em pequenas mordidas! Como estava bastante quente nesse dia de verão em pleno mês de janeiro, minha escolha para a bebida foi perfeita: um refrescante coquetel de frutas à base de manga e groselha. Provamos também o guaraná orgânico, uma novidade para nós.

Para entradinha, pedimos a salada caprese. O que chegou à mesa foi sorvete e gelatina! Jefferson Rueda fez uma releitura dessa salada italiana tão clássica, inovando e acertando em cheio. Então, o que saboreamos é um sorvete de tomate, gelatina de tomate, e tomate seco recheado com muzzarela de bufala bem cremosinha, e ainda miolo de tomate. Vem com pequenas gotas de aceto balsâmico.

O prato principal foi igualmente surpreendente. A carne de porco à moda caipira em cinco versões, composta de medalhão com bacon, linguiça da casa, pancetta, codeguim (linguiça fresca com carne suína) e leitão crocante. No cardápio desde 2008! Engraçado que mesmo sendo um prato mais pesado, fica um pouco mais leve devido à forma como é apresentado. Provamos também uma massa, o raviolini de camarões e lagostins, bisque e gengibre crocante. Estava muito saboroso e como a massa é fresca também torna a degustação mais leve. O gengibre é bem leve, quase não se sente. O molho é cremoso, no ponto, arrematando o prato.

O momento preferido, a sobremesa, foi realmente incrível. Foi difícil escolher, tudo perecia ótimo e bem diferente. Decidimos etnão pelo sorvete de banana com paçoca e banana da terra brulée. E também pelo Pavê de Romeu e Julieta numa nova versão, com goiaba em seis tempos, digamos assim! Com sorvete de goiaba, goiabada cremosa, a própria fruta fresca, telha crocantezinha e uma calda de queijo deliciosa.

Duas sobremesas absolutamente perfeitas. Tanto em textura quanto sabor, além de misturar sabiamente o sorvete geladinho que vem para quebrar o excesso de doce. Espero que os leitores provem na primeira oportunidade essas sobremesas, só experimentando para entender o quanto são boas e diferentes.

O cafezinho no final vem com um charminho à parte. Uma linda travessa com docinhos em miniaturas. Delícia de acompanhamento em pequenos pedaços!

Não é à toa que Rueda está entre os 50 melhores chefs da América. Pelo que observei, ele sabe como ninguém misturar duas gastronomias tão clássicas e marcantes, aliando o tradicional ao moderno. Brinca com nossa memória com comidas tão presentes na infância de quem viveu ou cresceu no interior de São Paulo, ao mesmo tempo que não tem medo de inovar. Sucesso merecido!

Attimo

Rua Diogo Jacomé 341

Vila Nova Conceição – SP

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Onde se hospedar em São Paulo

Dicas do que fazer na Cornualha, Inglaterra