Espanha, Europa

Visita a Alhambra na Espanha

O post de hoje vai nos levar por um giro pela bela Granada e a sua estonteante Alhambra. Quem vai nos guiar nesse passeio é uma querida amiga, a jornalista Ana Luisa Sousa Machado. Colaboradora do blog A Cara do Rio,  Ana Luisa tem a experiência de quem já morou na Europa e hoje se divide entre Brasil e Portugal. Com seu olhar especial, ela nos mostra um dos locais mais fascinantes da Península Ibérica.

Granada é uma das cidades com influência moura mais importantes da Espanha, que foi dominada pelos árabes por mais de 700 anos. A cidade foi capital dos reinos muçulmanos Zirida e Nasrida e depois de ser conquistada pelos reis católicos, Isabel I e Fernando II, em 1492, ela se manteve como reino castelhano de Granada. E é justamente em Granada que se encontra um dos Patrimônios da Humanidade mais belos e protegidos pela UNESCO: o Alhambra ou Alambra, que quer dizer “a vermelha” em árabe.

DSC_0193
A bela Allhambra

Alhambra provavelmente levou esse nome por causa da cor dos tijolos que os mouros usaram para construir os muros externos. Entretanto, os historiadores árabes acreditam que a construção do Alhambra foi feita à luz de tochas, cuja iluminação deixava a cor do muro avermelhada. A explicação não faz diferença!! Fato é que foi lá que os reis Isabel e Fernando assinaram o Decreto de Alhambra, ordenando a expulsão ou conversão forçada dos judeus ao catolicismo.

DSC_0157

Sendo assim, Alhambra foi a última fortaleza árabe na Europa e só isso já mostra sua importância histórica. A grandiosidade e beleza do Alhambra justificam uma visita – programada ou desviada, caso já esteja em outra cidade espanhola -, para conhecer a riqueza dos palácios e monumentos que, juntamente com o Generalife, uma vila de jardins localizada ao lado, formam esse complexo tão original. Tudo é muito trabalhado, muito detalhado e todos os espaços foram pensados e planejados. Muitos dos arcos no interior dos ambientes são falsos, sem estrutura, servindo apenas para decorar. As paredes são cobertas com cerâmica e gesso, e os revestimentos têm molduras de madeira maravilhosamente esculpidas. A decoração com caligrafia clássica é bastante usada, em particular a cursiva e as inscrições em estilo cúfico, que – segundo se acredita – reproduzem as palavras de Zawi ben Ziri (fundador da dinastia Nasrida) que diz: Apenas Deus é vencedor.

DSC_0180
Tetos ricamente trabalhados

Além dessas frases, também é possível ver nas paredes e tetos poemas epigráficos escritos por outros artistas. Achei interessante uma frase que li sobre o Alhambra que diz que “os mouros respeitaram o que os arquitetos consideram o princípio básico da arquitetura: decorar a construção, nunca construir a decoração”. Devido à grande procura e ao limite de visitantes por dia, é muito recomendado comprar o bilhete para a visita ao Alhambra com antecedência. E atenção ao tipo de bilhete, porque são divididos em três tipos: Visita Diurna, Visita aos Jardins e Visita Noturna. As visitas Diurna e aos Jardins por sua vez também estão divididas em turnos de manhã e tarde. Sugiro atenção também aos horários, pois alguns monumentos têm “hora de visitação”. A mistura de materiais e o exagero de informações num mesmo ambiente fazem do Alhambra um lugar único!! Abaixo, um tour “virtual” pelas fotos para se ter uma ideia do encanto e grandiosidade do local.

Boa visita!!

DSC_0186
Arcos que encantam
DSC_0161
As cores e a beleza dos azulejos

DSC_0197
Detalhes impressionantes
DSC_0182
Interior de Alhambra

DSC_0185

Para mais informações, visite o site http://www.alhambradegranada.org

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easy Sim 4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

 

 

7 comentários em “Visita a Alhambra na Espanha”

    1. Que bom receber sua visita aqui Thailise. Já tentei assinar seu blog mas não recebo nenhuma newsletter, apesar do meu email estar cadastrado… 🙁
      Como faz?! rs

      Bjoss!

      1. Oi Monica! É que as news saem uma vez por mês, ele está cadastrado aqui sim, eu fiz o cadastro e confirmei. Lá para o final do mês vai sair um envio e aí confirmo se você recebeu! Beijão

  1. Meninas, obrigada pelas mensagens!! Espero que continuem seguindo a Monica por aqui e de vez em quando se esbarrando em algum textinho meu. Beijo grande a todas!!

Deixe uma resposta