in

Como chegar na Praia do Secreto

Muitas pessoas ficam encantadas vendo fotos da Praia do Secreto, e se perguntam como um lugar desse existe no Rio de Janeiro.

Um dos motivos é que seu acesso não é muito fácil, o local fica mesmo um pouco escondidinho. Mais um cantinho do Rio de beleza singular que precisa ser preservado. Vejam abaixo mais esse programa ao ar livre que entra para as nossas Dicas da Barra da Tijuca e Recreio. Descubra como chegar na Praia do Secreto.

O acesso à Praia do Secreto só pode ser feito através de trilhas. Principalmente se a maré estiver alta. Primeiro de tudo, para chegar até lá é preciso ir até o Recreio dos Bandeirantes, bairro da Zona Oeste do Rio, mais precisamente até a altura da Prainha. Se estiverem de carro, não estacionem em qualquer lugar. Existem alguns estacionamentos na praia, e também no Mirante do Roncador. Estacionar em qualquer lugar sem autorização pode resultar em carro rebocado.

 

Tranquilidade na Praia do SecretoDe manhã cedinho no Secreto

 

Dica: Chegue mais cedo e veja o nascer do sol. A Praia da Macumba (que fica no caminho para o Secreto) fica totalmente vazia de manhã cedinho. É a chance de ver o sol despontando atrás da Pedra do Pontal e testemunhar um dos espetáculos mais belos da natureza num lugar fantástico! Confira no Weather Chanel o horário do nascer do sol, que varia de acordo com a época do ano.

Nascer do sol visto da Praia da MacumbaO sol começando a nascer no RecreioGaivotas no nascer do sol no PontalPedra do Pontal no Recreio dos Bandeirantes

A partir do Mirante do Roncador, siga pela estrada à esquerda, há um caminho estreito de terra, próprio para pedestres. Após esse caminho, já dá para avistar mais ou menos o início da grande pedra que leva até o Secreto.

Porém, para chegar lá, é preciso escolher uma das trilhas pelo meio do mato. Fique atento pois há trilhas que levam até “o lado certo da pedra”, onde é possível descer. Outras trilhas, nesse mesmo matagal, vão levar para outro lado, onde é difícil descer e tem até placas com a seguinte sinalização: “Perigo! Risco de morte”. Ao achar a trilha correta, bastam alguns minutos para chegar ao grande paredão de pedra e lá de cima já dá para ter uma visão panorâmica do Secreto.

A partir daí, vai depender da destreza de cada um descer o costão da pedra que é bastante íngreme com aproximadamente 15 m que levam ao nível do mar.

 

A piscina natural do Secreto

 

Observe as condições do mar antes de descer. Com maré baixa e tempo bom, as pedras formam uma piscina natural com extensão de apenas 12 metros. É ali que dá para mergulhar, boiar, e mais uma vez se maravilhar com as belezas naturais do Rio de Janeiro.

Piscina natural formada pelas pedras no SecretoA água na piscininha do SecretoA parte mais funda da piscina do Secreto

 

Como ajudar a preservar a Praia do Secreto

 

Mais importante do que descer até o mar (lembrando que a subida é pelo mesmo costão, e também exige atenção), é ter consciência de que esse é um lugar muito especial no Rio.

A beleza natural do Secreto só pode se perpetuar se os próprios frequentadores ajudarem a manter o local. Para isso, não esqueçam de levar na sua mochila saquinhos de lixo, caso você consuma algum alimento, para poder trazer de volta com vocês na hora de ir embora. E mesmo enquanto estiverem lá em cima, cuidado para não deixarem nenhum papel, plástico, lata de cerveja ou de refrigerante, voarem e caírem no mar.

Praia do Secreto na zona oeste do Rio

 

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Feriado da Páscoa: 4 hotéis de luxo para ir no Brasil – Le Touriste

Jantar francês harmonizado com vinhos no Rosita Café, na Barra – Le Touriste