O Rio de Janeiro é um dos maiores cartões postais do Brasil, e com a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016, todos os holofotes estarão voltados para ele. O fluxo de turistas deve aumentar ainda mais, e para que ninguém fique sem saber o que fazer, onde passear e o que ver, selecionamos dicas da Rentcars.com, agência de viagens online especializada em aluguel de carros, para se fazer tanto na cidade do Rio, como nas imediações e cidades vizinhas. Para quem curte uma road trip, vale conferir o roteiro Rio de Janeiro: 10 dicas de passeios de carro na Cidade Maravilhosa
Rio de Janeiro: 10 dicas de passeios de carro na Cidade Maravilhosa
1- Cristo Redentor
De todas as atrações turísticas que o Rio de Janeiro possa ter, o Cristo Redentor é, sem sombra de dúvidas uma das mais belas e conhecidas. E sua fama é totalmente justificável, afinal o monumento é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e um dos principais cartões postais do Brasil. Para evitar filas no trenzinho que sobe até ele, no bairro das Laranjeiras, você pode subir de carro até próximo da entrada do monumento.
2- Pão de Açúcar
Tão famoso quanto o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar é dono de uma das vistas mais bonitas da cidade e é uma daquelas belezas naturais que nos proporcionam alegrias imensuráveis, como presenciar o pôr do sol, por exemplo. Passear de bondinho pode ser uma experiência tão encantadora quanto, afinal, o trajeto oferece vista de 360 graus para diversos pontos da cidade, como o Corcovado e as belas praias de Copacabana, Ipanema e tantas outras. Fica localizado no bairro da Urca, de fácil acesso de carro se você vem do Centro ou dos bairros da Zona Sul, onde estão a maioria dos hotéis.
O primeiro bondinho do Pão de Açúcar fica exposto no Morro da Urca
3- Lapa
Sinônimo de boemia, a Lapa é o destino certo para quem procura entretenimento noturno. Com opções de lazer para todos os estilos e gostos, a Lapa é aquele bairro eclético, que vai do samba ao rock, do forró ao chorinho e da malandragem carioca às belezas da Escadaria Selarón e dos Arcos da Lapa. E, não se esqueça: aqui, por segurança, é aconselhável deixar seu carro no estacionamento.
Lapa e o centro do Rio ao fundo
4- Praça Mauá
Após 4 anos fechada para reformas, a recém reinaugurada Praça Mauá, situada no centro do Rio, oferece aos turistas um ótimo roteiro cultural, já que está cercada por dois museus, o Museu de Arte do Rio – MAR e o Museu do Amanhã. Aqui, deixe seu carro no estacionamento.
Praça Mauá e o Museu do Amanhã (foto: Panrotas)
5- Praias
A dica aqui é ir além do convencional circuito de praias do Rio. Distantes do centro, a partir do Recreio dos Bandeirantes a paisagem das praias começa a mudar. Sem grandes construções e com difícil acesso a usuários de transporte público, as Praias de Grumari, Reserva e Prainha podem ser excelentes opções para fugir do agito de Copacabana e de Ipanema e relaxar em meio a tranquilidade local e a exuberância da natureza.
Praia do ArpoadorPraia do Recreio
6- Niterói
Se você gosta de dirigir, certamente irá adorar o trajeto até Niterói. A ponte Rio-Niterói é o caminho mais indicado e belo ao município vizinho, que dispõe de belas praias de mar aberto e de um famoso conjunto arquitetônico, o Caminho Niemayer, às margens da Baía da Guanabara e com vários edifícios criados pelo grande arquiteto brasileiro. E muitos dizem que as vistas mais bonitas do Rio são visíveis a partir de Niterói.
Praia de São Francisco, Niterói
Roteiro de fim de semana em Camboinhas
Onde comer em Niterói
7- Região Serrana
Residência de veraneio do Império no período colonial brasileiro, Petrópolis, Teresópolis, Itaipava e Nova Friburgo constituem a principal parte da região Serrana do Rio de Janeiro (veja aqui as Melhores Pousadas da Serra do Rio). Situada a poucas horas de carro da capital, a serra é uma ótima opção para quem busca paz, tranquilidade e contanto com a natureza. Mas, com muitas curvas e bastante íngreme, procure locar um carro mais potente para subir. O destino é muito procurado por casais que desejam alguns momentos a sós em meio ao “friozinho” serrano.
Dedo de Deus, Teresópolis
8- Paraty
Conhecida pelo seu clássico estilo colonial muito bem preservado, Paraty é uma daquelas cidades com muitas histórias para contar e que proporcionam ao turista a sensação de estar em outra época ao caminhar pelo centro. Com mais de 50 praias acessíveis por lindos passeios de barco, o destino é um dos mais procurados e famosos do Rio. As ruas de paralelepípedo do Centro Histórico são um desafio para a suspensão do carro; melhor deixa-lo na garagem do hotel e flanar pela cidade! Confira aqui nosso Roteiro Especial do que Fazer em Paraty
Centro histórico de Paraty
9- Angra dos Reis
Com 365 ilhas, uma para cada dia do ano, Angra dos Reis encanta pela tonalidade verde das águas que banham a costa de areias branquinhas. Passeios de escuna são mais que recomendados, afinal, os principais atrativos de Angra estão no mar.
Angra dos Reis
10- Região dos Lagos
Destino preferido dos cariocas nos feriados prolongados, a Região dos Lagos, compreendida por Cabo Frio, Arraial do Cabo e a badalada Búzios, é a combinação perfeita entre as belezas naturais e o charme local. O destino pode ser uma ótima opção para quem está no Rio e pretende conhecer a região, que fica a apenas 170 quilômetros da capital. Confira o Guia de Búzios e vejam o que fazer, onde comer, onde ficar, passeio de barco e muito mais no balneário!
Búzios
.