in

Turismo seguro: viajando após a pandemia

Você já deve ter observado que novas regras de convívio social estão surgindo no mundo inteiro. Isso inclui viagem e turismo. Devido à pandemia do corona vírus, após praticamente o mundo todo ter parado e fechado comércio, atrações e fronteiras, na Europa já está acontecendo a retomada do cotidiano.

Porém, uma série de medidas foram estipuladas para que a reabertura seja feita com precaução. Como ficam as viagens nessa reabertura? O que já se sabe é que de agora em diante teremos que fazer uma espécie de turismo programado para praticar turismo seguro nas viagens após a pandemia.

Turismo seguro: viajando após a pandemia

 

Mesmo que nesse primeiro momento de reabertura da Europa somente residentes dos países da Comunidade Europeia tenham permissão para cruzar fronteiras, daqui a um tempo as fronteiras devem voltar a abrir para o mundo todo. Para isso, o turista deve saber que algumas coisinhas vão mudar na forma de viajar. O que já sabemos até o momento?

 

Turismo programado

Como o objetivo é estimular o turismo com cautela, conscientização e precaução, o turismo em massa deve desacelerar um pouco. Para que as pessoas possam viajar mas ao mesmo tempo sigam as novas regras de distanciamento social e higienização, será preciso programar ainda mais o roteiro. Como isso será feito?

Através de reservas de restaurantes, museus e grandes atrações. Para visitar um museu por exemplo, será preciso comprar antes o ingresso reservando data e hora específica, visto que apenas um número pequeno de pessoas poderão entrar a cada vez no interior das atrações. Por isso, mais do que nunca será preciso explorar ao máximo as ferramentas de reserva e compra de ingresso para as principais atrações do mundo.

 

Reserve seu lugar ao sol

Em alguns lugares até a praia terá que ser visitada mediante reserva. Pelo menos, é isso que a Espanha está fazendo e pode ser que a medida seja adotada durante um bom tempo. Para quem frequenta as praias particulares de balneários badalados como Cannes na Riviera Francesa, reservar uma espreguiçadeira na areia não é novidade. Mas ao que parece, a prática pode passar a ser algo comum nas praias públicas.

 

Turismo seguro: Certificado de imunidade

Muita especulação por enquanto mas há quem diga que será preciso apresentar um certificado de que já teve o corona vírus para poder entrar em determinados países. Algo que passará a fazer parte dos procedinentos comuns é tirar a temperatura de passageiros ou hóspedes antes do check in.

 

Selo ‘Safe& Clean’: hospedagem segura

As principais associações de hotéis no mundo todo, e até mesmo pousadas aqui no Brasil, já estão adotando um novo protocolo que funcionará igual a um selo de qualidade. Afinal, o turismo dentro do Brasil também terá que ser feito observando novas regras. Depois de estudos sobre medidas sanitárias e treinamento de equipes, vários estabelecimentos desenvolveram um protocolo de higiene e segurança.

 

A partir de agora, muitos hotéis e pousadas terão o selo ‘Safe& Clean’ (Seguro& Limpo), para garantir aos hóspedes instalações higienizadas de acordo com as medidas de limpeza necessárias. É o caso da associação Circuito Elegante, com uma coleção de hotéis e pousadas espalhadas por todo o Brasil. Os hotéis da associação que tiverem esse certificado estarão assegurando aos hóspedes um alto padrão de higienização, onde os fitros de ar-condicionado dos quartos serão trocados a cada check out. Além de malas desinfetadas com lâmpada UVC, própria para exterminar possíveis vírus e bactérias.

Limpeza e segurança também é uma preocupação da Pousada Aromas da Montanha em Tiradentes, que segue as orientações da Associação Brasileira de Governança, a qual desenvolveu um protocolo de limpeza das acomodações. Todo um treinamento foi pensado para que funcionários, hóspedes e instalações estejam de acordo com as normas de segurança e higienização.

Já na Bahia, um destino muito procurado por brasileiros e estrangeiros, o Txai Resort Itacaré na Costa do Cacau, também desenvolveu um protocolo de segurança para a reabertura provavelmente em julho. Nele, estão incluídos check in eletrônico, higienização das malas ao desembarcar no aeroporto de Ilhéus, traslado privado e uso de máscaras (tanto equipe quanto hóspedes) e equipamentos de proteção individual. Além disso, o hóspede escolhe se deseja arrumação no quarto durante a estadia ou não.

Assim, funcionários não circulam nas acomodações e evitam qualquer tipo de contato. Num primeiro momento somente 40 bangalôs serão colocados à disposição, com ocupação máxima de 80 pessoas no resort. Resorts como o Txai têm a vantagem de oferecer muitas áreas ao ar livre, praia exclusiva e distância entre os bangalôs.

A associação de hotéis de luxo Leading Hotels of the World, com mais de 400 hotéis pelo mundo, também passará a adotar o protocolo da Healthy Stays, com padrões e protocolos de limpeza rigorosamente seguidos. Em uma uma parceria com a Leading Quality Assurance (LQA) para desenvolver novos padrões de higiene para auditorias de hotéis, cada hotel é avaliado anualmente por uma auditoria LQA com mais de 800 critérios. Ou seja, vão elevar ainda mais o padrão de qualidade pelos quais os hotéis com a chancela Leading Hotels of the World são conhecidos.

 

Restaurantes com menos mesas

Já os restaurantes terão que diminuir o número de mesas para que uma distância maior entre os clientes seja observada. Além, é claro, de procedimentos de segurança no preparo dos pratos e no uso de máscaras e álcool gel pela equipe.

 

Intervalo maior entre check in e check out nos hotéis

Para que todo o protocolo de segurança e higienização seja cumprido, será preciso um intervalo maior entre o horário de check out de um quarto e horário de check in. Antes de permitir que um novo hóspede entre, será preciso demorar mais tempo na limpeza de cada unidade. Isso significa menos rotação nos quartos, o que infelizmente deve acarretar aumento nas tarifas.

Txai Resorts informou que mesmo com menor rotatividade no hotel e um intervalo de 48h entre check out e check in, as tarifas não sofrerão reajuste.

 

Durante o voo, máscaras para dormir e para o rosto

Pois é, nos voos, é comum os passageiros usarem máscara para dormir, protegendo os olhos da luz das cabines. Agora, o uso de máscara cobrindo nariz e boca também é obrigatório. Como os voos internacionais ainda não estão totalmente liberados, não há ainda o anúncio de uma medida clara a ser adotada. Esse é mais um setor que sofreu grande impacto e irá precisar se adaptar.

 

Ferramentas que ajudam a programar sua viagem:

Get Your Guide – compra de ingressos para as principais atrações do mundo

Seguro Viagem – cotação e compra de seguro viagem obrigatório para entrar em muitos países

iVisa – agência especializada em emissão de visto de turismo, com profissionais que orientam sobre a exigência de cada país

Booking.com – reserva de hotéis com cancelamento grátis caso você precise alterar ou cancelar viagens

 

Os viajantes e empresas do setor turístico têm grandes adaptações a fazer. Certamente num primeiro momento muito ainda terá que ser definido e redefinido. Seja como for, o que fica claro é que as viagens a lazer terão que ser muito bem programadas e de preferência, pensadas com antecedência.

* Para obter informações sobre a autorização de turistas brasileiros no exterior, o melhor canal são os meiosnoficiais, como consulados. Na Inglaterra, é preciso fazer quatentena de 14 dias, o que inviabiliza o turismo. Na França, há restrições sendo permitido até o momento entrada de residentes:

https://br.ambafrance.org/Restricoes-a-circulacao-e-aplicacao-de-medidas-sanitarias-nas-fronteiras-22-de

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Hotel Sheraton WTC: hospedagem com glamour em São Paulo

Tudo que você precisa saber para visitar os Lençóis Maranhenses (detalhes que ninguém te conta!)